07 março 2011

O Drama do Casamento Multicultural


    Muitas mulheres latino-americanas casadas com homens japoneses, são protagonistas de histórias cheias de infidelidade, desamor e diferenças culturais que muitos conhecem mas que delas ninguém fala.
   E o mesmo ocorre com homens latino-americanos casados com mulheres japonesas, porém em menor escala já que o homem é a parte "ativa" de uma relação sexual.


    Após uns anos de casados, mas principalmente logo depois de serem mães, seus esposos cortam ou reduzem ao mínimo seu contato sexual com elas. Já com os homens é muito comum as esposas nipônicas os abandonarem por dedicar-se aos filhos. Mas façamos uma pergunta. Esse fenômeno ocorre só no Japão e só com os latinos-americanos com japoneses? A resposta é não,acontece em muitos países.Aqui não só diminui ou acaba o contato sexual, mas todo contato físico e demonstração de carinho.
    Naturalmente conhecemos casos reais de estrangeiros casados com japoneses que levam uma vida sexual ativa e satisfatória. "É tão comum que o homem japonês se esqueça de sua esposa, sexualmente falando? Não posso generalizar, mas, dos casos que tenho estudado ou tratado, os quais ultrapassam 300 entre homens e mulheres, 90% têm esse problema", explica Eloísa, psicóloga que atualmente faz pós-graduação no Japão. A paixão acabar e o sexo declinar ou até desaparecer é algo normal dentro do matrimônio, isso acontece até mesmo quando são ainda jovens.
    Mas, quais são as causas que geram esse fênomemo? Norma, casada há 15 anos e mãe de três meninos disse: "Eles pensam que peixe apanhado não necessita de comida". Isso é o que ensina sua cultura, sua sociedade. A mulher foi feita para ter filhos e cuidar da casa. No começo, tudo funciona perfeitamente, a toda hora e onde seja. Mas quando nascem os filhos, a esposa, a mulher e a amante morrem, e fica somente a mãe. Para os japoneses o amor não existe, por isso não se casam com o coração mas antes de mais nada com a cabeça. Quando se casam é para desempenhar uma função, a mulher é ser amante até ter filhos, depois apenas mãe e dona de casa e o homem para trabalhar e não deixar faltar nada dentro de casa para a família. Para eles o amor se expressa de muitas formas e não é tão vinculado ao sexo.
    Júlia, tradutora de inglês-japonês-espanhol, contribui: "O que sei pela minha experiência e o que vejo entre as pessoas que conheço é que além da chegada dos filhos, o japonês só gosta de mulheres jovens para a prática sexual. E já sabemos que para o japonês, uma mulher de 25 anos já é 'velha'.
    A mãe japonesa se envolve em cuidar dos filhos e do esposo sem pedir nada em aspecto sentimental, sua satisfação como mulher se resume em ser boa esposa e não em ser boa amante.



    Novamente aparece aqui a diferença de óptica cultural diante do conceito do que é amor e como expressá-lo. Para nós é uma diversão, desfrute, satisfação. Para muitos japoneses é algo que tem que fazer, algo que o corpo pede, os instintos aclamam. Por que? A razão é simples: o sexo não é uma questão pessoal, mas cultural. Então chega-se a conclusão de que entre um latino-americano e um japonês não existe diferenças em questões sexuais, o que existem são diferenças culturais. Obviamente, devem existir mulheres japonesas que são umas tigresas entre os lençóis e homens japoneses que são bastante criativos, como é certo que existem homens e mulheres latino-americanos que são um desastre na cama.
    Laura explica: "Mais ou menos, 40% das mulheres com quem tenho conversado e que têm esse problema são infiéis a seu esposo com uma relação estável e paralela ao seu matrimônio. Essas mulheres não pensam em acabar com seu casamento, apenas buscam fora o que lhes falta em casa. Em casa são donas de casa e mães, fora são amantes. Levam uma vida dupla, se lhes permitem isso e seguem adiante. Se lhes permite isso? Quem permite?
    "Muitos maridos japoneses sabem que suas esposas saem com outro, mas fazem vista grossa, desde que elas cumpram com as obrigações de casa e não descuidem dos filhos. Não falam nada, não reclamam, apenas deixam passar".
    E os filhos, como ficam eles?
    "Eles nunca ficam sabendo de nada", responde Júlia. "Para eles tudo é como uma peça teatral, apenas veem o que se passa no palco, não nos bastidores. Afinal, todos nos transformamos em bons atores" complementa com um sabor de amargura na voz.

Fonte: Revista "Alternativa"
    Está ai um pouco mais sobre a cultura japonesa que é muito diferente do brasileiro. E vocês, o que acham disso tudo? Conseguiria manter um matrimônio que não houvesse sexo, contato físico, sentimental? Ou o fato do homem trabalhar e não deixar faltar nada dentro de casa e você poder comprar o que quiser fizesse com que nem ligasse para a parte sexual? Deixem suas opiniões.

  E aqui vai mais 2 links que fiz parceria:

- Estação Beauty 4 You - http://estacaobeauty4you.blogspot.com/
- Coisas da Aninha - http://ananerym.blogspot.com/

31 comentários:

  1. Olá flor,obrigada por visitar meu blog,já estou te seguindo o teu blog é lindo e muito informativo...
    Parabéns!

    Beijos
    http://tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Danny, chará!!
    Ai minina, os costumes aí não batem né....um tem q se adaptar ao outro, saber ceder, se não não vira...
    Fora q japonês é mais tradicional, tem aquele medo todo, enfim...
    Tem q ser uma mulher mais submissa e disposta a doar mais do q receber, com certeza....

    Ótimo post, viu!!
    Bju no core, linda!!

    Dani do http://estacaobeauty4you.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, obg pelo comentario lá no blog! hehehe
    adorei seu blog e tb estou te seguindo!
    beijocassss
    http://www.futilnuncainutil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah e adorei a parceria e a última regrinha dos comentários!! kkkkkk
    Bju no core.....

    Dani do http://estacaobeauty4you.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obg por seguir meu blog! Ja te sigo tbm ...

    Beejo
    almaafeminina.blogpot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiie, óia a sua nova seguidora falando akii ^^

    Então linda, eu estava super desinformada nesse respeito, nem sonhava que os japoneses era assim, bom saber ñ caso com japa kkkkkkkkk'
    Tááh, mas brincadeiras aparte. Acho q no casamento só esse lance de sustentar a familia ñ basta, afinal o sexo é uma dadiva que Deus concedeu aos casados, ñ só para ter filhos e pronto, mas é uma forma de carinho, de amor entre o marido e a mulher.
    Se eu conseguiria manter um casamento assim? Olha, não sei, creio que ñ, afinal todos gostam de carinho não é verdade? Tem sim, que ter contato fisico, carinho, tem que ter amor em um casamento, claro que só o sexo ñ basta, tem que ter compreensão entre o casal para saber um entender o q outro pensa. Agora, e o dinheiro; Para manter a familia, mas não só o homem, e sim o casal tem q batalhar juntos.E claro sempre unidos ;D

    Linda conheça tbm o meu blog, e se gostar nos siga tbm ;D

    Bjkss'

    www.sessaofeminina.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei esse blog, super informativo!

    Já virou um dos meus favoritos!!!!!!!!!!!!

    Quanto ao post... não conhecia essa "faceta" dos japoneses... pelo menos, não imaginava... esse negócio de casamento, a relação do casal após os filhos, gente, eu acho isso tudo muito complicado. Aqui no Brasil conheço alguns casais que simplesmente não se aturam, mas não se separam... #como assim?

    Já fui casada, pretendo me casar novamente assim que achar uma pessoa bacana, enfim... mas não sei, tenho medo de me decepcionar novamente, sei lá! Sabe, com o passar do tempo, as coisas ficarem desta forma... não sei.... não sei! Vamos ver o que acontece.

    Já estou seguindo o blog!

    Bjks.

    Fabi
    http://bellanefertiti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Danny floor ja to resolvendo o probleminha do meu link, quando td estiver certinho te aviso ta meu bem...

    beijao

    ResponderExcluir
  9. Nossa acho tao chato essas coisas, e realmente ocorre em varios lugares, as pessoas com qm ja tive contato graças a deus sao felizes! Espero q um dia a cabeça dessas pessoas mude!
    bjao linda

    Aninha
    http://ananerym.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi querida me manda seu banner para eu colocar lá no blog !!!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Danny seu blog é perfeito!
    Muito interessantes os seus posts amei!
    E o melhor de tudo é que a gente acaba aprendendo sobre a cultura japonesa! ^^ Parabéns! Tô te seguindo, certo?! Beijinhos!!

    http://priscilameloc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acho ridículo em pleno século XXI existir isso. As mulheres não devem ser tratadas assim, bom é o que eu acho... enfim, amei seu blog já estou seguindo!

    http://tvfabulous.blogspot.com/

    Bjs, Sté

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Obrigada pela visita no meu blog, estou adorando conhecer um pouco mais sobre o Japão.
    Te seguindo...
    Beijos
    http://gpolish.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa achei muito legal o seu blog, amei os seus posts e fotos, achei demais !!!
    Adoro posts com esse assunto =]
    Eu também tenho um blog sobre esmaltes, cores, moda e tendências das últimas novidades em

    cosméticos, vou indicar o seu blog pra minhas amigas e leitoras =]
    Já to te seguindo visita lá o meu blog e me segue tbm.

    http://naovivosemesmaltes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Pois é, acho que é um caso a se pensar não é mesmo? Será que existe algum casamento no Japão que foge a todas essas regras? Espero que sim, né!
    Toda essa cultura japonesa é mesmo muito estranha para nós. Você e/ou seu marido são japoneses?
    Adorei saber de tudo isso, seu blog é muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu blog
    Ja coloquei o link no meu flor

    beijosss

    ResponderExcluir
  17. Nossa que loucura, bom, tendo um amante eu até ficava casada ... hehehe ...;p

    Tô segundo aqui ... :)


    Bjss

    Lizzy ...
    http://deblusinhabranca.blogspot.com/

    @deblusinha

    ResponderExcluir
  18. Oi Flor,
    Amei seu blog, que gracinha!!! *-*
    Estou me sentindo no Japão, que d+!!!
    Estou seguindo você, voltarei aqui mais vezes!
    Volte sempre ao Vive Maraa!!!
    Beijinhos

    http://vivermaraa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. amei o post, muito interessante.
    já tô te seguindo, depois aparece no meu blog:
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. ameiiiii!!! ja estou te seguindo
    obrigada pela visita
    beijos
    ju
    www.vernizdavez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ola obrigada pela visita ao blog
    estou seguindo aqui tah bom?
    Beijos
    @Beellyf
    http://bellyfcherry.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu blog, super haver comigo já que sou 50% japa! kkkkkk
    Bjocas,
    http://mecanicademoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa... acho estranho assim...
    Casamento tem que ter tudo sempre, não só no tempo da conquista. Isso pra mim não dá!!



    bjus.

    Elaine.
    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oieeee obrigada pela visitaaa
    amei o blog e ja estou seguindo....
    Vou estar sempre por aqui te espero sempre por la tambem!!!!

    Achei muitoooo legal a ideia do blog
    mostra os esmaltes heim.....

    Bom Carnaval =)
    Beijoooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oii Danny,
    Como te disse num outro comentário, essas diferenças devem ser mt difíceis de lidar afinal são culturas mt distintas...
    Bjãoooooooooo
    FER

    ResponderExcluir
  26. Oii querida, fiquei muito feliz em ter você lá comigo viu?
    E sobre sua proposta... Lóóógico, imagina, para mim será um prazer enorme podermos trocar links.
    Eu já fui adiantada kkkkk, e já coloquei o link do seu blog lá no meu (Sou Leitora). Ah eu tbm não quero perder o contado contigo não flor, faz o seguinte, me add no msn:

    sessaofeminina@hotmail.com

    ...E claro se você quiser podemos fazer outro tipo de divulgação tbm, ti falo como no msn

    Qualquer coisa tbm tenho twitter:
    @sessaofeminina

    BjOss minha nova amiga! ;D

    www.sessaofeminina.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ah e eu já ia me esquecendo ^^

    FELIZ DIA DA MULHEEEER EBAAA \o/

    Huhauhuahuahuaha'

    Parabéns para nós ;p

    www.sessaofeminina.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oii, obrigada pelo comentário lá no blog, volta sempre, viu?!
    Bacana, eu não sabia disso sobre os japoneses.... Acho que pra continuar numa relação é necessário sentimento...
    Beijos
    larosaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Danny!

    Primeiramente gostaria de agradecer as visitas ao Lov Lilac!
    Nós adicionamos os blogs amigos em uma aba la do site, já adicionei seu blog, se quiser conferir: http://lovlilac.com.br/?page_id=1704

    Esse assunto que vc abordou e complicado....mas os japoneses (homens) sao mais frios, mas isso e uma questao de educacao, cultural eu diria. Da mesma forma que os homens italianos sao tratados como galantes! hahaha

    Uma relacao nao pode ser unilateral....depende de 2 pessoas!
    Nao vejo so como uma questao sexual ate pq na velhice e no decorrer de uma relacao a gente da mto valor a uma serie de valores como companheirismo, atencao, dedicacao, amor, carinho, divertimento, comprometimento, lealdade, fidelidade....e pq nao a individualidade que cada um precisa ter!!!

    Dificil julgar....cada um se submete e aceita oq lhe convem e acha melhor!

    Bjo

    ResponderExcluir
  30. OLÁ, OBRIGADA PELA VISITA E JÁ SIGO AQUI.
    SERIA MTO COMPLICADO ESSA RELAÇÃO, NÃO CONSEGUIRIA! RS

    BJUS;*

    http://daianig.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Menina, adorei o post! Super informativo, amei mesmo!
    A gente até imagina que os japoneses não sejam tão ativos sexualmente como nós brasileiros, mas não conhecia essa realidade tão profundamente. Realmente são culturas muito distintas.
    Para o Brasil sexo é pura diversão, e os filhos são apenas consequências depois do bem-bom, rsrs Acho ruim que no Japão o sexo seja algo tão mecânico. Eu escolhi um parceiro pra toda vida que me faz bem em todos os sentidos, inclusive na cama, e não me imagino vivendo sem sexo, mesmo depois de muitos anos de casada. Realmente é algo estranho pra nós! =/

    Dani linda, adorei mesmo o post!
    Continue nos deixando por dentro do mundo por aí! =D
    Mil Beijos flor!

    Vânia
    http://www.oumamor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo ao meu blog. Seu comentário é muito importante para mim, neste espaço você pode elogiar, criticar e dar sugestões. Porém aqui como em qualquer outro blog tem regras para comentários e espero que aqui elas sejam seguidas:

1 - Deixei aberto o "Qualquer um" pode comentar pois nem todo mundo tem um OpenId, mas isso não quer dizer que eu aceitarei comentários anônimos, ao menos coloque o seu nome. Pessoas que possuem OpenID favor comentar com o seu login.
2 - Se quiser que eu visite seu blog, pode por o link que eu visitarei com muito prazer, mas ao menos leia o post e fale um pouco sobre ele, dê sua opinião, pois é muito fácil vir aqui, ir direto no comentários e dizer qualquer coisinha e pedir para te visitar
3 - Se possível coloque o link do seu blog no final do comentário
4 - Qualquer comentário de spam, ofensa, anônimo, que contenha palavras de baixo calão, serão excluídos.
5 - Comentários sem conteúdo, com apenas uma frase, ex: Adorei o post, Boa Dica, etc.. e acabou NÃO SERÃO RESPONDIDOS. Eu sei que você pode mais do que isso, e seus dedos não vão cair por escrever mais.
6 - Quer me chamar para participar do seu sorteio? Ótimo! Eu deixo você divulgar por aqui mesmo e me chamar, mas ao menos lembre-se que eu moro no Japão! Não me faça ir no seu blog e dar de cara: Apenas para residentes do Brasil.
7 - Sim, sou chata em relação aos comentários! Eu não era, mas devido a vários comentários de CTRL + V resolvi ser mais rigorosa.
8 - Se quiser falar besteira ou me ofender, ao menos coloque o seu nome para que eu possa saber de quem estou rindo

Obrigada e Volte Sempre =)

 
Template Rosinha|Templates e Acessórios