23 março 2011

Sapatos dentro de casa


    Sapatos dentro de casa japonesa é terminantemente PROIBIDO. Se você entrar com sapato você está cometendo um erro grávissimo de etiqueta e praticamente insultando o dono da casa.
   Logo que entra em uma casa existe um local chamado genkan (hall de entrada), ele fica bem na entrada e é sempre um degrau abaixo da entrada principal, lá é onde você deve deixar os seus sapatos e normalmente há uma espécie de chinelo chamado surippa para você colocar e entrar na casa. Suripas são chinelinhos próprios para andar dentro de casa e existem de todo tipo, com base de madeira, de palha, de pano e no inverno é comum usar esses suripas fofíssimos abaixo:


Existem duas situações em que se tem que mudar de calçado mesmo estando dentro de casa:
  • Se a casa tiver alguma divisão com o chão em tatami devemos tirar os chinelos e andar de meias ou mesmo com os pés descalços.
  • Quando se vai ao banheiro também se deve tirar os chinelos e colocá-los ao lado da entrada e deve-se calçar uns chinelos próprios que já tem dentro do banheiro.

    Genkan onde se coloca os sapatos e no piso superior já tem o chinelo para você calçar
Razões para esse hábito:
Tirar os sapatos auxilia muito na limpeza da casa, afinal sapatos sempre trazem sujeira da rua.Nós vamos para rua pisamos sabe se lá em quê e depois com o mesmo sapato pisamos pela casa toda. Depois muitas vezes andamos descalços pela casa e até mesmo sentamos no chão. Não parece muito higiênico não é mesmo? E não é mesmo! E se tiver criança em casa  é ainda pior, pois elas adoram deitar no chão. E com esse hábito sua casa vai ficar limpa por muito mais tempo, acredite, ela fica limpa mesmo. Experimente fazer isso em casa. Não entre e não deixe ninguém entrar com os mesmos sapatos da rua. Você vai ver como sua casa vai demorar para sujar.
Outra razão é que os japoneses são muito supersticiosos e acreditam que além da “higiene física” do ambiente, se tem também “higiene espiritual”.
Eles acreditam que ao retirar os sapatos, eles se libertam de todas as “energias impuras” lá de fora, da rua. Tirando os sapatos sujos e deixando-os na “genkan”, você não deixará que essas energias invadam a harmonia do seu lar.

Fonte: Japonês na prática, Japão em foco, Shinji World

Quando estavamos no Brasil também tinhamos esse hábito, ainda mais por causa do nosso filho. Imagina o seu bebê começando a engatinhar, colocando a mão no chão onde as pessoas pisam com os sapatos sujos, e depois ela levando a mão na boca, muito capaz dela pegar uma doença. Pois a rua é suja, muito suja. Já foi até comprovado que mulheres que tem costume de por a bolsa no chão (nem que seja por um instante quando colocamos para nos ajeitar, pegar outra coisa ou que seja), carrega na parte que ficou no chão partículas de fezes. Agora imagina um sapato que você está pisando a todo momento? Experimentem, você verá que não dói nada, basta tirar aquela linda sapateira que você tem no quarto e leva-la para a sala, pois era assim que eu e meu marido faziamos, tinhamos uma sapateira logo depois da porta de entrada, onde colocavamos os nossos sapatos e já deixavamos chinelos para as visitas. Caso você não queira comprar chinelos, compre aqueles sapatinhos descartáveis, ISSO! aquele mesmo que a gente põe quando vamos no ginecologista ou em algum médico onde precisamos tirar a roupa para sermos examinadas.

51 comentários:

  1. Oi Danny!
    Uma vez fui a um casamento num templo budista aqui em Toyohashi e tivemos que tirar os sapatos. Imagina só eu toda chique de roupa social e descalça!! Aff....
    Pois é, e o pior é que nas fotos eu saí (obviamente) descalça!! Hunf :(
    Esse é um ponto que não gosto no Japão. Acho que a mulherada também não curte.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica...sempre tiro meu sapato e deixo próximo da porta de entrada e corro para calçar meus chinelinhos...Adoro andar descalça tb..vou ver se encontro uma sapateira pequena para colocar na entrada...Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. acho muito interessante esse costume

    http://balladofgirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog!Tõ seguindo!Eu moraria sem problemas aí,ia adorar ninguem na minah casa de sapato,é mais limpo!
    Vamos manter contato,sempre passarei por aqui!bjo
    http://blogdamirellasousa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. DAnny
    Adorei a explicação de não usar sapato dentro de casa ai no japão,,,
    Eu iria sofre muito com esse habito, pois não ando descalsa de jeito nenhum, mesmo qd acabo de limpar o chão...
    E qd saio de sandalia qd chego limpo meus pés, não gosto de sentir nada no pé nem nas mãos...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Em casa a gente trouxe esse costume do japão, mas não tão radical, no andar de baixo da casa agente anda com sapatos, só no andar de cima aonde ficam os quartos que nós usamos suripas ou descalço mesmo!

    Beijoss!

    http://mulheresmodernasprecisam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Acho isso um máximo Dani!!
    Poucas famílias brasileiras
    fazem isso...o que a gente
    traz da rua para dentro de
    casa as vezes não temos
    a noção!!
    Ameii o Post!
    bjoo
    www.abonecadomomo.com

    ResponderExcluir
  8. menina tu sabe que eu tenho esse habito, porque qd era criança na minha familia nao era permitido entrar na casa das pessoas de calçado, e na minha casa tinha sempre um tapetinho na porta pra td mundo deixar os sapatos,e a te hoje, as x vou na casa das pessoas eu tiro os sapatos.,,,alem do mais adoroooo andar descalça, entao eu nao ia fazer feio ai no japao ne?rssss bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá Danny!
    Adorei a sua visita, e mais ainda me deparar com seu blog.
    Eu conheço muito pouco da cultura japonesa, e só nesse post já me deparei com dados super interessantes que eu não sabia! Esse negócio da bolsa por exemplo, gente! Estou pasma aqui!

    Vou dar uma olhada nos seus arquivos, e estou seguindo, claro :)
    beijos,
    http://viesfeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu penso seriamente em adotar esse costume na minha casa no Brasil.
    Agora é de arrepiar vc pensar em pisar com o mesmo sapato q anda nas ruas sujas, banheiros, pisar em seu tapete da sala, carpete do quarto...etc...
    Super sem higiene...rs

    Adorei a matéria!!

    Bju no core, charáa!!

    Dani do
    http://estacaobeauty4you.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Cada dia aprendendo mais com seu blog!! Eu sei que alguns países existe essa regrinha, mais do Japão eu fiquei surpresa...muito legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. oi Danny!
    é verdade flor, qta sujeita nao levamos para dentro de casa?!? e eu que gosto de andar descalça ou ate msm de meia..é até nojento de se pensar..heheh!
    Parabens para os japoneses, isso teria q acontecer em todos os lugares, pois afinal de contas é higiene^^
    Beijinhos
    Cah

    www.esmaltesdacah.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que esse hábito deveria ser adotado por todos, eu mesma tiro os meus antes de entrar pra dentro de casa, mas os demais não tem disso.
    Adorei o post
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olha só...Eu não sbaia pq os japoneses tiravam os sapatos pra entrar em casa! Mas que é SUPER higiênico, isso não tenhamos dúvidas!

    Danny, ontem passei a tarde inteira assistindo 1 litro de lágrimas no youtube! E a noite em casa tb continuei...Ainda não terminei, vou continuar hoje. Muito LINDOOO! Super indicação sua, estou amando!

    Beijos

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Danny!!!
    Adorei seu blog, obrigada pela visita!
    Vou acompanhar sempre seu cantinho, adoro saber costumes de outros cantos do mundo!!! Gostei muito do post sobre os sapatos!
    Já estou seguindo e vou linkar seu blog no meu blogroll para sempre ver suas atualizações.
    Beijos

    www.ornamente-se.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que legal aprender costumes de outras culturas...
    Conheço alguns gaúchos que tem esse mesmo costume. Não sei se são todo o Sul ou só em algumas regiões. Mais confesso que estranho quando alguma visita tira os sapatos pra entrar em minha casa... Axo contrangedor. Mais é só questão de costume mesmo... adorei

    beijinhos


    www.poderosofascinio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Aqui em casa não temos muito esse costume, mas eu acho super interessante com a superstição pode levar que uma família tenha hábitos tão fortes.
    Realmente os japoneses tem uma vida bem organizada :)
    Obrigada por comentar lá no blog.

    www.luuh-mendonca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. E vou falar com minha família para que o hábito seja usado aqui em casa :)

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que tudo é questão de cultura, mas eu até que gosto, sabe? Acho que como você disse, auxilia na limpeza da casa!

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  20. Sempre soube desse hábito japonês, mas não sabia o real motivo. Adorei!
    Gostaria de fazer isso em casa tb!
    Beijos
    http://gpolish.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oiii!!! Adorei seu blog e já estou te seguindo, espero q esteja tudo bem por aí com vc! Amo este hábito de tirar os sapatos e acho q é muito higiênico!! Em csa só faço isso no meu quarto... heheheh
    Bjosssssss
    http://petrassecret.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Eu ja tinha visto esse costume
    aqui nao é comum nao hehe

    beijos flor

    ResponderExcluir
  23. Adorei esse post, Danny!
    Vou implantar essa regra aqui em casa! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. é engraçado isto né, cada País tem a sua cultura mas sempre é importante conhecer para não ofender ninguém.

    ResponderExcluir
  25. bem legal o poste! eu nao teria nenhum problema com essa costume ja que adoro andar descalço dentro de casa. esses chinelinhos sao lindos!!

    http://vitrinefashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Gostei dos chinelinhos de vaquinhas..hahahah
    Eu não gosto mto de andar de sapao dentro de casa mesmo, sempre que chego em casa eu tiro.

    ADorei seu cantinho, vou seguir.
    Beijosss

    http://coremoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oii amor,
    amo tudo sobre o japão ..
    acho tudo tão interessante *-*

    amei seu blog!

    tea segui, me segue la tbm?

    beijoos

    ResponderExcluir
  28. Nossa que interresante.. não sabia disso! Mas com esses suripas fofos, eu ia gostar! hahaha

    ResponderExcluir
  29. aiiii eu amo pantufas e aqueles chinelinhos fofos
    eu tenho uma amiga que nao deixa entrar com o sapato em casa.....

    danny, tem homenagem pra vc no meu blog, passa la

    beijos
    ju
    www.vernizdavez.blogspot.com

    (como vc fez pra mudar a cor do "leia mais"?? num acho onde eh kkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  30. Oii Danny!
    Muito legal, realmente a cultura japonesa é muito rica e interresante cheia de costumes diferentes ^^ E desse jeito com certeza é mais facil pra limpeza mesmo haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. aaah eu acho super legal esse hábito nos japoneses, de calçar sapatinhos confortáveis e deixar os outros na porta, acho legal, e o conforto que o diga né?

    BESOS.
    http://babybelchior.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Em casa a gente tinha esse costume... Mas só na parte dos quartos! rs
    Bjocas,
    http://mecanicademoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Danny!

    Eu levei este costume para minha casa quando voltei pela primeira vez para o Brasil, porém a gente já fazia isso, só que às vezes "esquecia" e entrava mesmo assim ! O Brasil possui a rua bem mais suja do que o Japão né, todo aquelas fezes de animais, eca, lixo na rua, enfim, é um crime mesmo entrar de sapato em casa!
    Ah! Eu sou de Shiga e vc????

    Beijos

    Amanda

    ResponderExcluir
  34. Aaai Danny sempre achei o máximo isso sabia aqui em casa até fiz umas pantufinhas pra gente usar assim que chegar da rua, penso como vc, trazemos muitas sujeiras de lá. Adorei esse post né, quero comprar umas personalizadas de bichinho kkkkkkk
    Beijãããão

    ResponderExcluir
  35. Parando para pensar é muito higiênico deixar os sapatos do lado de fora...adorei!
    Mas aqui na minha casa se eu fizer ninguém vai obedecer, tenho certeza...

    Bjsss

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Adoro ler os seus posts, estou sempre a aprender consigo querida. Aqui em Portugal, há uma terra de pescadores onde também têm esse hábito, sapato que anda na rua não entra dentro de casa, não é nada higiénico, só de chinelo ou descalço mesmo, é a "Nazaré" (onde tem praia e pescadores).
    Adorei, como gosto imenso de andar descalça, gosto de andar de pé no chão, acho que não fazia feio aí não. A cultura japonesa é tão mais avançada do que a nossa aqui (ocidental), acho que os costumes e tradições deles são lindas, fascinantes mesmo... Pode ser que me apaixone por um japonês... conhece algum bonitinho que queira casar? kkkk.
    Beijos
    Thelma Lobo

    ResponderExcluir
  37. Nosssa querida, que complicação hein? eu amo andar descalço será que ia me dar bem? heheheheh
    amei o carinho vou te seguir também, seu blog é lindo e interessantíssimo poder conhecer outras culturas.

    qbaguncinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. que delícia tirar os sapatos quando chegamos em casa!
    é tudo!!


    Beeeijooos



    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Adorei seu blog e amo a cultura japonesa! Já me inscrevi e convido você a conhecer meu blog www.tudoqueadoro.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. essa do sapato japones eu ja sabia!

    keria q aki no brasil tb tivesse essa tradição

    td certinhu por ai?

    bjus
    van

    ResponderExcluir
  41. Oi Danny!Hajimashite, Georgia desu ^^/
    Adorei o seu blog, estou indo pro Japão em julho e estou contando os dias!!!

    Bjus!!

    ResponderExcluir
  42. muito bom saber, adoro esses tipos de posts,
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Oi Danny!
    Sério mesmo que é falta de educação? Eu não sabia! Imagina eu entrando de chinelo... que mico... hahaha!
    Adorei o post!

    Bjooo

    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Oi Danny, sempre soube deste costume dos japoneses, mas não sabia o motivo verdadeiro. A minha mãe já adota este costume, dentro de casa ela tem um chinelo, se for pra rua ou pátio tem outro. Ac ho muito interessante, pois é muito mais higiênico, imagina mesmo quantp de sejeira não trazemos da rua para nossa casa!! Ainda mais quando se tem bebe como você. Parabéns pelo post amei!! Adorei te ver lá no meu cantinho, volte sempre!! Eu já te sigo querida e adoro vir aqui.
    Beijinhos

    http://karenunhasrs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Muito legal saber o pq disso..
    muito fofos esses chinelinhos tpo pantufas, devem ser confortaveis!
    beijos

    ResponderExcluir
  46. Ei linda,
    vc sumiu la do blog
    estou sentindo sua falta...
    estou vendo q seu blog esta bombando e vc
    nao deve estar com mto tempo..
    como estão as coisas ai no japao..
    espero que melhores...
    adorei o post
    mas eu nao conseguiria me adaptar..
    nao consigo tomar banho sem chinelo..
    mania minha
    rs
    beijos
    Lara
    www.leslisperles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. É realmente outro código cultural, mas bem interessante.

    Beijos,
    Mara
    http://verypinksmile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Oi Danny!!!
    Eu sempre gostei dos costumes japoneses, acho que isso deveria ser feito em todos os países, é uma questão de higiene!!! Eu trabalhei muito tempo em uma empresa japonesa, então eu conheço alguns costumes, alguns pratos!!! A maioria são pessoas muito educadas, gentis, concentradas, admiro muito!!!

    Bjos e parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  49. Oi Danny !!!

    Aqui em casa ningúem entra de sapato sempre foi assim, adoro andar descalça e gosto do chão limpinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  50. Eu adoooro aprender sobre outras culturas.
    E eu ja pesquisei sobre esse habito. E qdo criança eu o praticava muiiiiito, andava pela casa direto com meia (amava =D), so minha mae q nao era mto fa pq sobrava pra ela lavar (ou jogar fora as rasgadas rs).
    [topmodelnext.blogspot.com]

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo ao meu blog. Seu comentário é muito importante para mim, neste espaço você pode elogiar, criticar e dar sugestões. Porém aqui como em qualquer outro blog tem regras para comentários e espero que aqui elas sejam seguidas:

1 - Deixei aberto o "Qualquer um" pode comentar pois nem todo mundo tem um OpenId, mas isso não quer dizer que eu aceitarei comentários anônimos, ao menos coloque o seu nome. Pessoas que possuem OpenID favor comentar com o seu login.
2 - Se quiser que eu visite seu blog, pode por o link que eu visitarei com muito prazer, mas ao menos leia o post e fale um pouco sobre ele, dê sua opinião, pois é muito fácil vir aqui, ir direto no comentários e dizer qualquer coisinha e pedir para te visitar
3 - Se possível coloque o link do seu blog no final do comentário
4 - Qualquer comentário de spam, ofensa, anônimo, que contenha palavras de baixo calão, serão excluídos.
5 - Comentários sem conteúdo, com apenas uma frase, ex: Adorei o post, Boa Dica, etc.. e acabou NÃO SERÃO RESPONDIDOS. Eu sei que você pode mais do que isso, e seus dedos não vão cair por escrever mais.
6 - Quer me chamar para participar do seu sorteio? Ótimo! Eu deixo você divulgar por aqui mesmo e me chamar, mas ao menos lembre-se que eu moro no Japão! Não me faça ir no seu blog e dar de cara: Apenas para residentes do Brasil.
7 - Sim, sou chata em relação aos comentários! Eu não era, mas devido a vários comentários de CTRL + V resolvi ser mais rigorosa.
8 - Se quiser falar besteira ou me ofender, ao menos coloque o seu nome para que eu possa saber de quem estou rindo

Obrigada e Volte Sempre =)

 
Template Rosinha|Templates e Acessórios